Untitled Document
Imprensa
 
23
Abr/2016
 
Romero Machado é destaque no Jornal Diário da Manhã
Publicada dia 23/04/2016

Olá amigos! Quero compartilhar com vocês a minha alegria e satisfação ao ler o Jornal Diário da Manhã de hoje (01/04/2016). O nosso trabalho é destaque neste importante jornal com grande circulação em todo o Estado de Goiás. 
Leia a matéria na íntegra. Clique no link:https://impresso.dm.com.br/edicao/20160401/pagina/26

 

http://falebemempublico.com.br/uploads/noticias/medium/romero_machado_jornal_diario_da_manha.jpg


26
Fev/2014
 
Romero Machado ministra aula na Escola do Legislativo em Uberlândia
Publicada dia 26/02/2014

Comunicação é resultado. Resultado de cinco atitudes essenciais. Atitudes válidas para todos. É o que afirma o professor Romero Machado. Para ele, não basta ter a informação, é preciso comunicar-se. E um bom comunicador é um conquistador porque tem convicção, acredita no que diz e domina o conteúdo. "Não seja comum. Seja excelente. Seja um especialista". Afirmou o prof. Romero.
 
Um bom comunicador se faz indispensável, sabe transmitir a informação, ação que quanto mais pratica, melhor fica. “Um bom comunicador tudo faz com capricho, envolvimento, porque sabe que comunicação é qualidade. É método, paixão. Ele tem consciência de que a comunicação pode mudar vidas. Tem credibilidade e a admiração das pessoas.
 
Reputação. Ele sabe que 93% são ações, gestos, exemplos, posturas e que apenas 7% são palavras. É compromissado com a oratória, é persistente. Conhece os seus ouvintes, tem objetivos definidos, é um líder influenciador e sabe desenvolver o seu marketing pessoal”, acrescenta.
 
De acordo com Machado, comunicar é agradar a maioria. Para agradar, ele sugere começar pela ampliação do vocabulário, aquisição de cultura geral, conhecimento geral, melhoria do visual, pelo cuidado com as gírias. O professor divide a comunicação em quatro etapas e cinco momentos: introdução (conquistar), preparação (facilitar), tema central (desenvolver) e encerramento (agir ou refletir). E aconselha: seja formal sem perder a simpatia e evite piadas, brincadeiras, frases prontas.
 
“Resumindo: cumprimente, conquiste, prepare, fale e encerre. Informar que irá encerrar é muito importante porque o ouvinte aprecia esse momento, que é um resumo, uma síntese de tudo o que foi falado. É o que fica por fim porque esse é o seu último contato com o público, que valoriza esse momento específico. Ao sair de cena, não saia balançando a cabeça negativamente. 
 
Não utilize informação nova. O melhor de tudo é a sensação de missão cumprida. Duas frases, no máximo, podem resumir o que foi dito. O resto é treino”, finaliza.
Veja as fotos! Clique aqui.
 
texto: Frederico Queiroz | foto: Juarez Souza [Comunicação CMU]
 


04
Fev/2014
 
Especialista em oratória dá dicas de como falar bem em público
Publicada dia 04/02/2014

'Saber se comunicar bem não é dom e exige dedicação', afirmou Romero Machado'

Saber se comunicar bem é uma exigência para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

Contudo, apesar de essencial, falar em público para alguns pode ser um momento de tensão e medo.

Com a dificuldade,  cada vez mais profissionais investem em cursos especializados e, segundo o professor de oratória, formado em marketing e especialista em comunicação, Romero Machado, o "saber se comunicar" exige prática e dedicação.

Romero trabalha há 16 anos com oratória e ele, que já atendeu cerca de 50 mil pessoas, contou que o aluno muitas vezes não tem só medo.

"Identificamos, principalmente, casos de baixa autoestima, falta de conteúdo, falta de método para falar e desorganização. Recebo alunos de 12 a 80 anos e o que mais vemos é a falta de autoestima, porque as pessoas não acreditam que são capazes de 'fazer", contou.

Segundo Romero, o primeiro passo para uma boa comunicação é acreditar no que se fala.

"Conquiste seu ouvinte utilizando recursos didáticos, que podem ser uma reflexão ou frase de impacto. Tenha convicção ao falar, conteúdo, goste do que você fala, tenha credibilidade ao falar e esteja comprometido com essa comunicação, pois, praticar é fundamento para o bom desenvolvimento", explicou.

O professor, que já lançou o livro "Oratória para Profissionais", ressaltou que o "bom comunicador" não é aquele que "fala mais" e que, por isso, é preciso estar atento.

"O próprio ouvinte dá sinais se está gostando ou não. Se ele começa a bocejar, mexer muito com as mãos pode ser um indicativo de que você esta se excedendo", salientou.

Romero ressaltou que saber se comunicar pode fazer a diferença na conquista de espaço e que, quem não pode pagar por  um curso pode trabalhar alguns pontos em casa.

"É importante para que você possa crescer profissionalmente, assumir um cargo de liderança, melhorar seu relacionamento interpessoal e principalmente adquirir uma boa autoestima. Quem não puder pagar um curso pode treinar diante da câmera do celular, do espelho e aproveitar as oportunidades que tiver para falar em público"

"Muitas competências profissionais não são obrigatoriamente dons que nascem com determinadas pessoas. Ter um bom discurso é algo que pode ser desenvolvido ao longo da carreira", finalizou.

Angélica Nunes trabalha no marketing de uma empresa e contou que sempre enfrentou dificuldades para falar com os outros.

"Eu travava, gaguejava e acabava tropeçando nas palavras por mais que eu tivesse decorado. Então, resolvi procurar um curso de oratória e, confesso, já senti grandes melhoras. Hoje, eu já falo com mais segurança e não tremo mais", comentou.

Interessados em saber mais sobre cursos de oratória podem acessar o site do professor onde ele divulga artigos e dicas para uma boa comunicação.

Jornalisra Renata Dirrah
Do R7 Triângulo

Fonte: http://triangulo.r7.com/noticia/ver/data/04-02-2014/arquivo/especialista-em-oratoria-da-dicas-de-como-falar-bem-em-publico_04-02-2014_41817.htm


05
/2013
 
Curso do prof. Romero Machado é destaque em Anápolis GO
Publicada dia 05/09/2013

http://falebemempublico.com.br/uploads/noticias/large/oratoria_anapolis_cursos.jpg


09
Nov/2012
 
Especialista dá dicas de como falar em público
Publicada dia 09/11/2012

Jornalista Fernanda Resende

Um bicho de sete cabeças. É assim que as pessoas tímidas, em muitas ocasiões, definem o “falar em público”. O medo, a ansiedade e a insegurança atrapalham a boa comunicação e dão espaço para a vergonha. A pessoa se sente inibida e perde a vontade de se pronunciar.

Segundo o consultor de comunicação pessoal, Romero Machado, não é uma tarefa fácil, mas com conteúdo, técnica e disciplina, é possível ter uma comunicação eficiente. “É muito importante desenvolver o autoconhecimento. Sempre ouço as pessoas dizerem que falar bem é um dom de certos privilegiados. É um grande erro pensar assim. A comunicação é uma competência que pode ser desenvolvida”, afirmou.

Um dos passos mais importantes para o sucesso da comunicação, de acordo com o consultor, é reconhecer a existência da timidez e procurar vencer as dificuldades. Ele sugere que as pessoas tímidas tenham domínio sobre o assunto que desejam abordar, estudem o perfil de quem vai ouvir, acreditem no que vão dizer e não se esqueçam de ter uma boa estratégia.

Desenvolver uma comunicação eficiente é fundamental tanto para a área profissional quanto para a pessoal. “Muitas pessoas perdem boas oportunidades na vida por causa da timidez, da vergonha, da insegurança e da autocrítica”, afirmou Romero Machado.

De acordo com o consultor, a boa comunicação exige calor humano, entusiasmo, carisma, disposição e convicção. O tímido deve acreditar nas palavras, ideias, argumentos e projetos, vendo as pessoas não como ameaças, mas sim como aliadas.

Use a timidez ao seu favor

O tímido tem uma grande virtude: na dúvida, ele fica calado. Saber escutar é muito importante para desenvolver uma boa comunicação. Segundo o consultor de comunicação pessoal, Romero Machado, a pessoa tímida tem mais facilidade para se concentrar, é mais observadora e mais cautelosa nas colocações. “Uma dica importante é se aceitar. Nada de tentar interpretar personagens incoerentes com a realidade. Outro conselho importante é ser mais otimista em relação ao que você tem para dizer. Agindo assim é possível se sentir mais confiante e seguro”, disse.

Ainda de acordo com o consultor, é possível citar exemplos de pessoas que entraram para a história da humanidade sem jamais ter escondido a a timidez e introversão, como Larry Page – fundador do Google, Einstein, Darwin, Gandhi, J.K Rowling, Chopin, Steven Spielberg, entre outros. ”Ter uma comunicação bem estruturada com início, meio e fim é fundamental. Acredite que vai dar certo.”

Quando for falar em público:

• Cumprimente as pessoas com entusiasmo (como se você estivesse indo ao encontro de uma pessoa que você admira), não se esqueça do sorriso;
• Procure conquistar os ouvintes contanto uma pequena história. Você pode ainda fazer uma comentário elogioso sobre a presença dos ouvintes ou falar da importância daquela reunião ou evento.
• Prepare a plateia para o seu assunto. Informe o tema e aonde pretende chegar com ele. Você pode falar do passado ou ainda levantar um problema.
• Falou do passado, está na hora de falar do presente. Levantou um problema, está na hora de trazer a solução. Apresente argumentos, ideias, dados ou números.
• Conclua. Na conclusão devemos trazer, em uma ou duas frases, uma síntese do que foi a apresentação. Fale com entusiasmo e finalize agradecendo às pessoas pela atenção e oportunidade.

Dicas:

1) Cumprimente as pessoas com carisma e disposição. Sorria mais!
2) Você será valorizado pelas pessoas da mesma forma que se valoriza. Cuide da sua autoestima.
3) Você é o que faz repetidas vezes. O que tem feito de diferente para ter resultados diferentes?
4) Não tenha medo de aceitar a sua timidez. Aceitar-se é a melhor decisão a ser tomada.
5) Um bom bate-papo com pessoas próximas ou não, traz muitos benefícios. Experimente interagir mais!
6) Sentindo que está sem assunto, seja um bom ouvinte. Essa, na verdade, é uma grande virtude. Estimule as pessoas para que falem mais. É importante demonstrar que está interessado no que o outro está falando.
7) O mais importante é estar bem consigo mesmo. Caso esteja incomodado com seu comportamento, procure ajuda. Vale muito a pena participar de treinamentos, palestras ou fazer terapia. O que não pode é ficar aí sofrendo, reclamando da vida por não ser isso, não ter aquilo.

 

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/especialista-da-dicas-de-como-falar-em-publico/




21
/2012
 
Matérias exibidas na TV Anhanguera - Afiliada Rede Globo
Publicada dia 21/09/2012

O Jornal da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, exibiu matérias que foram feitas durante a realização de treinamentos ministrados pelo prof. Romero Machado, em Itumbiara, no Estado de Goiás. A primeira matéria foi feita no auditório da ULBRA e a segunda matéria foi feita no auditório da UNOPAR.

Veja a primeira matéria:

http://www.youtube.com/watch?v=0pS2ElGh2SA

 

Veja a segunda matéria:

http://www.youtube.com/watch?v=Ypv0SojdP8A


17
Jul/2012
 
Entrevista TV Universitária
Publicada dia 17/07/2012

O prof. Romero Machado ministrou na Universidade Federal de Uberlândia – UFU a palestra “Oratória Moderna.” Estiveram presentes estudantes de mestrado e doutorado, professores, empresários e convidados.

O convite para a palestra foi feito pelos professores Carlos Machado e Césio, ex-alunos do prof. Romero. A palestra foi um grande sucesso.

 Veja a entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=XWeJR3ZNDF4


12
Jul/2012
 
Curso de Oratória é destaque na OAB
Publicada dia 12/07/2012

Falar em público não será mais problema para os participantes do curso de oratória realizado da 13ª Subseção da OAB / MG. As aulas foram encerradas na noite desta quinta-feira (14), mas a prática da oratória deve ser praticada sempre, como explicou o ministrante, Romero Machado.

A OAB Uberlândia agradece a confiança de todos e a parceria de sucesso, e convida os advogados inscritos a participarem das atividades propostas pela Ordem, instituição esta que busca sempre melhorar as condições de trabalho do advogado e a vivência da profissão.

Para quem perdeu a oportunidade, a OAB trabalha para oferecer os melhores cursos. Fique informado!

Fonte: http://www.oabuberlandia.org.br/oab10.qps/Ref/QUIS-8FXQGR


10
Jun/2012
 
Matéria no Jornal Gazeta do Triângulo
Publicada dia 10/06/2012

REDAÇÃO, Araguari - Dominar o poder da persuasão, apresentar projetos e trabalhos universitários com excelência e desenvolver uma negociação por meio de uma comunicação eficiente; estes  são alguns dos temas abordados no Curso de Oratória que foi realizado em Araguari, no dia 2 de junho, no auditório da CDL, das 8h30 às 17h30. O treinamento teve duração de 8 horas, com emissão de certificado de participação.

Para Romero Machado, especialista em comunicação e facilitador do curso, o fracasso na vida pessoal ou na profissional, muitas vezes, está vinculado a uma comunicação ineficiente. “Falar bem não é um dom de certos privilegiados e sim a prática sistemática de treinamento e esforço técnicos”, disse.

Com a experiência de mais de 14 anos em cursos de oratória para cerca de 20 mil pessoas em vários estados do país, ele desenvolve uma inovadora metodologia de ensino que vem transformando a vida de milhares de profissionais todos os anos.  ”Quem sabe se apresentar em público de forma eficiente vive melhor, é mais produtivo no trabalho e motivado para liderar pessoas. Por isso, a oratória é uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento humano na atualidade,” concluiu.  

O curso teve o apoio da CDL, ACIA, UNIPAC, RÁDIO REGIONAL, RÁDIO VITORIOSA, MAIS FM, ONDA VIVA, RÁDIO PLANALTO e ainda do JORNAL GAZETA DO TRIÂNGULO.

 

Fonte: http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=19684:romero-machado-ministra-curso-de-oratoria-amanha-em-araguari&catid=18:geral&Itemid=162


05
Jun/2012
 
Romero Machado é destaque no site da OAB
Publicada dia 05/06/2012

Atender bem ao público não é uma tarefa simples como pode parecer, há detalhes que fazem a diferença na hora do trabalho. Para melhorar ainda mais a habilidade de atendimento dos servidores da OAB , a palestra "Como atender bem no Século 21" foi realizada por Romero Machado, no treinamento e capacitação que aconteceu na Subseção de Uberlândia.

Dentre os assuntos abordados, Romero Machado falou sobre conhecer emoções, administrá-las, postura no local de trabalho, comportamentos que devem ser evitados, comunicação e até estereótipos. De acordo com o palestrante, para atender bem é preciso atenção, ser prestativo e ser interessado no assunto e também nos outros.

Uma palestra completa que vai além dos itens citados acima, pois aborda, ainda, questões como assertividade, influência e como lidar com as diferenças. Dentre os destaques da apresentação está "Flexibilidade - A chave para o sucesso e o perigo da zona de conforto", "Credibilidade - O segredo para se destacar".

O treinamento reuniu 156 servidores de 26 Subseções da OAB do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no auditório da 13ª Subseção da OAB Uberlândia. Participaram do evento o presidente da Subseção local, Egmar Sousa Ferraz, o vice-presidente da OAB/MG, Eliseu Marques de Oliveira, da diretora, Fernanda Dayrell e da coordenadora do projeto, Helena Delamonica. Também marcaram presença a diretora secretária adjunta, Magna Carrijo e Iolanda Velasco de Andrade, assessora especial.

Fonte: http://www.oabuberlandia.org.br/oab10.qps/Ref/QUIS-8HCT7T


12
Mai/2012
 
Romero Machado é destaque no site da Codesa
Publicada dia 12/05/2012

O Porto de Vitória promoveu Curso de Oratória para seus funcionários. Começou segunda-feira (7) e se estendeu até quinta-feira (10). Foram duas turmas com 15 pessoas cada, divididas em turno matutino e vespertino, de 8h às 12h, e de 13h às 17h.

O curso “Oratória: a arte de falar em público”, realizado pela MGR Marketing, Formação e Eventos, e ministrado por Romero Machado, foi direcionado a funcionários de setores estratégicos, onde o discurso é essencial, como por exemplo, as coordenações de marketing e jurídica.

“É muito importante uma empresa como a Codesa procurar soluções inteligentes para investir e aprimorar a capacitação de seus colaboradores”, destacou Machado, consultor e professor com formação em Marketing e especialização em Oratória.

Fonte: http://www.codesa.gov.br/site/Home/tabid/65/ctl/Details/mid/765/itemid/977/language/en-US/Default.aspx


28
Abr/2012
 
Livro ensina as técnicas da Oratória
Publicada dia 28/04/2012

Jornalista Fernanda Resende
Correio de Uberlândia


“Oratória para Profissionais” é o título do livro lançado na semana passada pelo especialista em comunicação, Romero Machado Silva. O autor, natural de Carmo do Paranaíba, morou em Uberlândia durante 10 anos e escolheu a cidade para divulgar a obra. Hoje, ele dá um curso de oratória na Central de Cursos de Uberlândia.

O livro “Oratória para Profissionais tem nove capítulos e dá dicas de oratória para participar de reuniões, lidar com o improviso, vencer o medo de falar em público, evitar os “brancos” e ainda estruturar o discurso de forma organizada e didática.

De acordo com o escritor, o livro utiliza uma linguagem prática e acessível a todos. “Oratória para Profissionais é um livro didático que aborda a comunicação não apenas para um discurso e, sim, para a vida. A obra conta com técnicas desenvolvidas e aprimoradas em mais de uma década de pesquisa e aplicação em sala de aula”, afirmou.

A inspiração do autor veio das diferenças que as pessoas carregam. “As pessoas são minha inspiração. Acredito que é fundamental observar mais e contemplar as belezas e características dos seres humanos que passam pela nossa vida. Aprender a lidar com as pessoas e saber como ouvi-las faz toda a diferença para quem busca ser um bom orador”, disse.

Sobre a expectativa diante da obra, o escritor afirmou que a resposta dos leitores é a melhor recompensa. “Tenho recebido comentários de algumas pessoas que leram o livro e relatam a experiência de poderem contar com a comunicação de maneira acessível e democrática. Para mim, essa é a melhor recompensa – poder inspirar as pessoas para que melhorem seus relacionamentos e consequentemente alcancem melhores resultados”, afirmou.

Audiocurso

Depois de lançar o primeiro livro “Oratória para Profissionais”, Romero Machado Silva já tem planos para o futuro. O autor está trabalhando em um audiocurso. O produto será uma adaptação da obra já lançada pelo autor e com narração dele mesmo. “O audiocurso vem ensinar como falar bem em público, como melhorar a comunicação interpessoal e as técnicas de vendas, trabalhar a negociação, persuasão e abordagens profissionais.”

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cultura/livro-ensina-as-tecnicas-da-oratoria/ 


15
Abr/2012
 
Romero Machado no Papo de Butequim
Publicada dia 15/04/2012

O prof. Romero Machado foi um dos convidados do programa Papo de Butequim, da TV Vitoriosa. Ele falou sobre o lançamento do seu livro Oratória para Profissionais e ofereceu dicas sobre comunicação.

O programa é apresentado pelo competente jornalista, Fernando Garcia.

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=V8Wk_MpJ_W0&feature=youtu.be


10
Jun/2010
 
Entrevista Rede TV Brasília DF
Publicada dia 10/06/2010

Cerca de 300 pessoas participaram da 70ª Semana de Enfermagem, em Brasília (DF). O evento realizado no mês de maio foi promovido pelo COREN-DF – Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal. O Prof. Romero Machado ministrou a palestra: O poder da Comunicação.

A Presidente do COREN-DF, Dra. Eloísa Sales,  agradeceu e elogiou o Prof. Romero Machado pela palestra e ainda ressaltou a importância do profissional de enfermagem investir na sua comunicação, para que ele possa oferecer um atendimento mais humano e eficiente à população.


30
Jan/2008
 
Candidatos investem na qualificação pessoal
Publicada dia 30/01/2008

PRISCILLA MUNDIM
Repórter

Não é só a briga por uma vaga no mercado de trabalho que exige a preparação dos candidatos.
Aqueles que pretendem conquistar uma cadeira no Legislativo Municipal em outubro deste ano também estão preocupados com a qualificação pessoal.
A figura do candidato despreparado que costuma confundir as funções dos poderes e fazer promessas que não estão dentro das atribuições dos vereadores está com os dias contados.

Quem garante são profissionais da área de advocacia, marketing, gestão pública e comunicação que já trabalham na preparação daqueles que poderão vir a ser os futuros parlamentares de Uberlândia. Embora os nomes dos candidatos só sejam conhecidos depois das convenções de junho, muitos interessados já fecharam contratos de consultoria para esquematizar a disputa.

Planejamento de campanha e qualificação individual são as tendências do momento. “Já se foi o tempo dos discursos vazios e do ‘achismo’. Agora o candidato precisa conhecer a cidade e as demandas da população porque o eleitor está bem mais consciente”, avisou o especialista em gestão pública Alexandre Andrade. Há 12 anos trabalhando nesta área, o profissional afirma que a procura pelos serviços tem aumentado cada vez mais. “Já trabalhamos com alguns políticos que fazem um acompanhamento de longo prazo e constante, mas acredito que depois do feriado de carnaval o volume de interessados vai crescer bastante”, adiantou.

É possível encontrar alguns pré-candidatos que já estão em ritmo de campanha, mas o especialista alerta para o risco que a falta de estratégia pode provocar nos resultados nas urnas. “Eleição é como um empreendimento que requer planejamento. É preciso avaliar tudo. Muitos acreditam que por serem conhecidos podem dar a cara a bater. Gastam muito e não têm sucesso”, ressaltou Alexandre Andrade.

A recomendação de muitos especialistas é procurar ajuda o quanto antes. “De última hora não tem nada o que fazer. A campanha começa literalmente em março. Aqueles que já têm experiência em outros processos eleitorais começam a construir as campanhas cerca de um ano antes”, confirmou Orestes Gonçalves, publicitário da área de marketing político.
Até a confirmação dos nomes nas convenções, muitos candidatos aproveitam para investir na qualificação.

Os cursos de oratória, língua portuguesa e expressão verbal estão entre os mais procurados, mas nem sempre rendem os resultados esperados justamente porque os “alunos” não dedicam o tempo suficiente para o aprendizado. “Em vez de fazer um trabalho com antecedência para absorver melhor as orientações, eles acabam deixando tudo para última hora. Na época da campanha, sempre faltam profissionais para dar consultoria”, contou Romero Machado, professor de expressão verbal e empresário da área.


20
Mai/2007
 
Romero Machado participa de entrevista
Publicada dia 20/05/2007

O prof. Romero Machado participou de entrevista com Carlinhos Bill, diretor do Sistema Difusora de Rádio, em Patrocínio MG. O tema da entrevista foi a importância da boa comunicação no dia a dia das pessoas. Um bate papo animado e muito interessante.

O convite foi feito pelo diretor de cursos da ACIP/CDL Marco Wendel.


Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online