Untitled Document
Apresentação de trabalhos
 

As apresentações costumam deixar muitos alunos ansiosos e inibidos. Fique tranquilo, pois ficar assim é perfeitamente normal. Essa sensação de insegurança já incomodou grande parte dos estudantes. O verdadeiro objetivo da exposição é avaliar a desenvoltura do aluno e a sua interpretação do conteúdo estudado. É uma grande oportunidade de ganhar a admiração dos colegas, do professor e, principalmente, desenvolver a sua liderança e comunicação. Lembre-se de que a melhor forma de aprender é ensinar. Eu preparei dicas importantes para você se sair muito bem nas próximas apresentações de trabalho. Tenho certeza de que você vai tirar nota máxima. Então vamos lá!

A minha primeira “dica” é: Trabalhe com antecedência. Se tem uma semana para se preparar, prepare-se durante uma semana; se tem um mês para se preparar, prepare-se durante um mês. Entenda que estudar é uma coisa, escrever é outra e falar é outra totalmente diferente. Não caia na besteira de querer falar para os seus colegas e professores, na íntegra, o que escreveu. A exposição do trabalho deverá trazer a essência do que pesquisou e escreveu. Um bom exercício durante a leitura é sempre procurar explicar o que acabou de ler com as suas próprias palavras. Se estiver com dificuldade para explicar, é sinal de que precisa estudar mais.

Durante a leitura, vá preparando tópicos compostos por frases curtas. Quando terminar de estudar, poderá utilizar esses tópicos como pequenos lembretes na hora de explicar o que entendeu. Você pode, ainda, reunir-se e treinar a sua apresentação com os colegas do seu grupo de estudo. Caso tenha dúvidas, é porque ainda está despreparado. Marque outras reuniões para treinar a apresentação. Quanto mais repetir essas reuniões, melhor será a sua preparação. Cuidado com a projeção.

Nas apresentações em público, não usamos textos e conceitos nos slides. Sugiro que tenha no máximo dois tópicos por slide seguido de uma imagem de boa qualidade que tenha relação com o assunto que pretende abordar.

Não decore e, sim, explique com suas próprias palavras o que entendeu. Repito: entenda o assunto e deixe as palavras para o momento da apresentação. Tome cuidado com os gestos diante dos colegas. Evite o excesso, por exemplo: ficar se contorcendo, cruzar e descruzar braços e pernas. Falar olhando para o chão também é desaconselhável. Evite os vícios de linguagem como: né, tá, éééé, ââââ... Para conquistar a atenção dos colegas e do professor, faça ilustrações, conte pequenas histórias, faça comparações entre uma cidade e a outra, entre um país e o outro, fale do passado para depois falar do presente, levante um problema para, logo em seguida, trazer a solução. Cuidado com a Língua Portuguesa. Erros de pronúncia, gramática e concordância podem diminuir o interesse dos ouvintes e, ainda, comprometer a sua imagem.

Seja natural! Use o seu carisma e entusiasmo em seu favor! Pessoas muito caladas e comportadas, quando vão apresentar-se, querem contar piadas e serem engraçadas. Pode ser desastroso agir assim. Seja você mesmo. Elogie o professor por escolher um tema tão relevante para o estudo e engrandecimento da turma. Vá para a apresentação entusiasmado, convicto e bem preparado. Chegue mais cedo e teste os equipamentos com antecedência. Como “dica” final: cumprimente os colegas, fale devagar e tire nota máxima! 

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online