Untitled Document
Como utilizar o microfone em suas apresentações
 

Muitas pessoas ficam ansiosas e desconsertadas só de pensarem que terão que manusear o microfone durante uma apresentação em público, uma reunião na empresa ou durante a apresentação de um trabalho. Antes de mais nada, é importante esclarecer que o microfone em uma apresentação pode ser necessário ou não. Quando falamos para uma plateia formada por, no máximo, 30 participantes, o uso do microfone pode ser totalmente dispensável. Eu quero trazer algumas dicas para o bom uso dessa ferramenta tão importante para a carreira do orador.

Sugiro que tome cuidado com o péssimo hábito de ficar dando dedadas no microfone para ver se ele está funcionando. Certifique-se de que o microfone está ligado e peça para modular a sua voz antes da apresentação. Não fique testando o microfone na hora do evento. Não fique enrolando o fio do microfone em sua mão. Já vi muitas apresentações em que o orador, numa ação inconsciente, vai enrolando o fio de tal maneira que, quando ele percebe, está com a mão toda enrolada! Em ambientes fechados, você deve deixar o microfone mais distante da boca, aproximadamente quatro dedos ou oito centímetros. Nas apresentações em ambientes abertos, por exemplo, numa praça pública, aproxime o microfone a uma distância de um ou dois centímetros da boca. Cuidado com a rigidez ao segurar o microfone.

Afaste o braço levemente, para manter uma postura mais natural. Segure o microfone com uma das mãos e gesticule com a outra. Lembre-se de que a mão que segura o microfone não se movimenta. O microfone nada mais é do que uma simples ferramenta de trabalho. Não precisa temer o seu uso. Ele deverá ser usado não por vaidade, mas, sim, por necessidade.

Como “dica” final: tenha um bom relacionamento com os técnicos e operadores de áudio responsáveis pela sonorização do ambiente. São eles que vão garantir a qualidade do som do seu evento. Nada de “estrelismo” ao lidar com esses profissionais! Lembre-se: não adianta nada ter uma ótima apresentação, um excelente conteúdo, sem um som de boa qualidade.

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online