Untitled Document
Vender é um grande negócio
 

O meu primeiro contato com a área de vendas foi bem no começo da minha carreira, quando fui trabalhar em uma emissora de Rádio, no interior de Minas Gerais. Durante muito tempo, sempre que eu tinha a oportunidade de visitar uma emissora ou conhecer os locutores lá estava eu, encantado com todos aqueles equipamentos e achando incrível poder conhecer os donos daquelas vozes que eu admirava. Para ter a chance de trabalhar em uma emissora, eu precisei participar de um curso de locução e confesso que me esforcei muito para poder realizar aquele sonho de ser um locutor de Rádio. O curso teve duração de 90 dias e tinha a participação de, aproximadamente, 50 alunos. O professor passava as instruções e tínhamos que fazer os exercícios de dicção, de voz e de respiração em casa. Eram duas horas de treinamentos todos os dias. Nessa época, eu trabalhava em uma serralheria durante o dia e estudava à noite. A minha vida era bem corrida.

Durante o curso, o professor informou que o participante que tivesse o melhor desempenho nas atividades em sala de aula seria contratato por uma emissora. Aquela notícia era a grande oportunidade que eu esperava. Como eu não tinha muito tempo para praticar em casa, comecei a fazer alguns sacrifícios. Acordava às 5h30 da manhã e exercitava até às 6h30, aí sim, ia tomar o café da manhã e logo depois saía para o trabalho. A segunda etapa dos treinamentos eu fazia no horário de almoço. Das 11h às 12h antes de almoçar, porque precisava ser de estômago vazio. Eu tinha pouco mais de quinze minutos para almoçar. Foi assim durante 90 dias. No final do curso, confesso que não tinha muita esperança de ser contratado, pois tinha muita gente boa concorrendo àquela vaga. Fui embora pra casa e continuei na minha rotina de trabalho e de estudo.

Em um belo dia, a minha tia recebeu uma ligação, naquela época não tínhamos telefone em casa, era o pessoal da Rádio querendo falar comigo. Eles me deram a notícia de que eu havia sido o escolhido, o novo contratado da Rádio. Foi uma grande alegria receber aquela informação. Comemorei muito. A minha família ficou muito feliz. Para eles, era um orgulho ter um filho falando na Rádio. Chegou o grande dia da estreia e, depois, o segundo, e o tempo foi passando. Certo dia, o meu diretor chegou a mim e disse algo que mudaria para sempre a minha vida.

Disse ele: não se iluda apenas em falar bonito. Aqui na Rádio se você quiser ganhar dinheiro, ser bem sucedido, você terá que ser um vendedor de anúncios. Aprender a vender fará de você um profissional diferenciado dos demais. Já dei essa dica para muita gente, poucos levaram isso a sério. Gosto de você e quero que entenda que, independente de qual seja a sua profissão, saber vender é imprescindível.

Depois daquela conversa fui embora para casa pensativo. Mas como assim? Eu me preparei tanto para ser locutor, parece que não é o suficiente. Parece que esse pessoal nunca está satisfeito. Não adianta fazer o meu trabalho, ainda preciso sair à rua para vender. Esse povo está querendo é me explorar. Fiquei pensando nisso durante alguns dias. Depois de algumas semanas, o departamento comercial da emissora realizou um curso de vendas e eu resolvi participar do treinamento.

Gostei do curso e resolvi aceitar aquela sugestão do meu diretor e saí para visitar as empresas. Visitava, apresentava a Rádio para os clientes e falava dos benefícios de fazer anúncios. Ouvi muitos “nãos”. Tinha dia em que não dava vontade nem de sair de casa, mas eu insistia. Sempre tive comigo a seguinte frase: nada melhor do que um dia após o outro. E, não é que o grande dia chegou? Consegui fechar o meu primeiro contrato. Que felicidade! Aí veio o segundo, o terceiro... Daqui a pouco, já estava fechando negócio com empresários que nunca tinham anunciado antes. O meu salário começou a melhorar, pois ganhava comissão pelas vendas realizadas. Poder ter um salário melhor é uma motivação a mais. Dessa experiência, eu tirei uma grande lição: no começo você poderá sentir certo desconforto, relutar em fazer as primeiras abordagens de venda, mas nada melhor do que um dia após o outro. Um cliente após o outro. Um atendimento após o outro. A prática leva à confiança, que leva ao resultado. Você vai encontrar muitos clientes que vão dizer “não” não quero, mas aí vem à boa notícia: muitos clientes vão dizer: “sim, eu quero!”. Vender, é sim, um grande negócio.

A possibilidade de ganho variável, por meio de prêmios, comissões, de bonificações e de outras formas de remuneração faz com que o salário seja  superior aos obtidos por profissionais de outras áreas com o mesmo nível de preparo e de experiência. Se eu não tivesse levado em consideração o conselho do meu diretor, pode ser que até hoje eu estivesse naquela emissora, iludido com a ideia de apenas falar bonito no Rádio.

Lembre-se: não adianta nada você ter um grande talento para falar, cantar, escrever, gerenciar, liderar, ensinar, advogar... Se você não for capaz de vender a imagem de uma pessoa bem preparada, confiável e convincente. O somatório preparação, talento e técnicas de vendas é imbatível. Acredite: vender, é sim, um grande negócio!

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online