Untitled Document
Seja breve!
 

Você já foi convidado para participar de uma reunião ou foi visitar um cliente ou parceiro e, quando deu uma olhada no ambiente, deparou-se com aquela tradicional plaquinha trazendo os seguintes dizeres: Seja breve? E aí, qual foi a sua reação? Aquilo o incomodou ou continuou falando e agindo com indiferença àqueles dizeres?    

Esse corre-corre tem feito com que as pessoas fiquem impacientes para ouvir, elas possuem agendas absolutamente cronometradas devido ao grande acúmulo de compromissos. Muitas vezes, temos dificuldade quando precisamos ser concisos. Falar com objetividade, expor as ideias em poucas palavras é fundamental nos dias atuais.

No curso de oratória, os alunos escolhem um tema e devem apresentá-lo em três minutos. Você pode perguntar-se: será que é possível alguém fazer uma boa apresentação em três minutos? Antes de responder a essa pergunta, eu quero que você relembre a última formatura da qual participou e procure lembrar-se dos discursos dos professores, paraninfos, coordenadores e representantes de turma. Lembra-se de certos professores que queriam, na verdade, era dar uma aula em vez de fazer um discurso? E você ali, na expectativa de curtir a festa, e os oradores com seus discursos de 15 minutos, 30 minutos. Você olhava a mesa de honra e ainda restavam nove oradores para fazer usa da palavra. Ficou mesmo foi ansioso com todo aquele blablablá.

Quando tem um orador com “desconfiômetro” e que faz um discurso curto é aplaudido com mais entusiasmo e vibração; agora, aquele que compete para ganhar o prêmio de melhor prolixo do ano, você chega até a perguntar onde ele fará novas apresentações, para não correr o risco de ter que ouvi-lo novamente. E, ainda, começa a fazer propaganda negativa para que ninguém mais da família estude naquela instituição, com medo de ter que presenciar tudo aquilo de novo.  

No começo, muitos alunos são resistentes à ideia dos três minutos, mas, quando começam a ver que os colegas conseguem fazer belas apresentações nesse espaço de tempo, se conscientizam de que, em três minutos, podem-se fazer belos discursos. Agindo assim, evitamos cansar nossos ouvintes, deixando aquele gostinho de quero mais. Agora, oradores que não têm noção de tempo é um Deus nos acuda!

Portanto, a partir de agora, especialize-se em discursos de, no máximo, três minutos. Já imaginou uma formatura com dez oradores e cada um falando no máximo em três minutos? Isso não é sonho, pode tornar-se realidade, começando por você. 

Dicas para um discurso conciso 

1 - Ser objetivo não quer dizer necessariamente falar pouco.

2 - Coloque-se no lugar dos ouvintes, analise a situação, procure informar-se sobre as outras pessoas que vão fazer uso da palavra e planeje seu discurso com antecedência.

3 - Não tenha medo nem seja resistente, se tiver que alterar o seu discurso. Se você tem três pontos a serem abordados e o tempo não é suficiente, prefira falar bem apenas de um ponto, a falar de três de forma superficial e acelerada. Deixe as pessoas na expectativa de ouvi-lo novamente ou de irem até você para buscar mais informações.

4 - Não comece o discurso com palavras inconsistentes como: “ééé, ââââ, veja bem, então”.... Você perde muito tempo com esses péssimos hábitos.

5 - Para tornar a sua fala mais interessante, conte pequenas, eu disse, “pequenas” histórias ou reflexões.

6 - Lembre-se: um grande orador é aquele que ouve mais e fala menos. E, quando abre a boca, ele não erra.

7 - Peça a um apoiador que o informe sobre o tempo que ainda tem para falar. Com discrição, é claro!

8 - Respeite o seu tempo. É muito desagradável ter que pedir ao orador que termine seu discurso ou até mesmo desligar o microfone, tocar o alarme ou coisas do gênero.

9 - Não peque pelo excesso. O equilíbrio, aliado ao bom-senso, é sempre bem-vindo em todas as situações.

10 - Seja breve e obtenha grandes resultados.

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 


 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online