Untitled Document
Como dar uma entrevista
 

Nos últimos anos, todos nós acompanhamos a expansão das empresas de telecomunicações no Brasil. Muitas emissoras de Rádio e TV foram inauguradas em vários estados. Graças a esse crescimento, você pode ser convidado para uma entrevista a qualquer momento.

Confira 15 dicas para uma boa entrevista:

1 - Aceite o convite! Se os jornalistas ligaram para você, é porque tem autoridade e informação suficientes para falar. Antes de ligar, eles procuraram se informar para saber quem era a pessoa mais indicada para abordar aquele assunto. 

2 - Após, receber o convite, procure agendar a entrevista para o dia seguinte. Assim, terá mais tempo de se organizar e treinar as respostas para as possíveis perguntas que serão feitas. 

3 - Não insista com o jornalista para que ele antecipe as perguntas.

4 - As perguntas básicas do Jornalismo são: “O quê? Como? Onde? Quando? Por quê? Quem?”.

5 - Trate bem os jornalistas, seja atencioso com eles, mas tome cuidado com as conversas em “off”, exemplo: “Oh, pode contar para mim que não vou contar para ninguém”. Não se arrisque!

6 - Vá animado, sorridente, entusiasmado para a entrevista. 

7 - Para a TV, evite cores fortes, xadrez, roupa listrada. Busque cores contrastantes com o cenário. Daí a importância de conhecer o programa do qual vai participar. Investir no visual é fundamental. Sem exageros, é claro! 

8 - Não leve livros, apostilas nem “colas” para a entrevista. 

9 - Evite ficar olhando para a câmera, busque conversar de forma natural com o jornalista, como se fosse um simples bate-papo.

10 - Não se assuste com o corre-corre dos bastidores do Rádio e da TV. É assim mesmo.

11 - Não menospreze o veículo de comunicação. Todo veículo tem a sua audiência, o seu público.

12 - Seja objetivo, evite respostas muito longas, na TV principalmente, tudo é cronometrado. 

13 - A pior resposta para uma pergunta é o famoso: “Nada a declarar”. E nada de respostas muito curtas como: “Sim, não, talvez...” Se agir assim nunca mais será convidado para falar.

14 - Tenha a mídia a seu favor, ela poderá ser o divisor das águas na sua vida. 

15 - Como dica final: a melhor entrevista é aquela que você não se arrepende no dia seguinte.

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online