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Saber falar em público é um bom negócio
 

Tenho observado muitos estudantes e profissionais incomodados e apreensivos com a ideia de terem que falar em público. Essa dificuldade é encontrada não apenas em quem está chegando agora no mercado de trabalho, mas também em muitos gerentes, diretores e presidentes de grandes empresas que passam pelo mesmo desconforto quando precisam se expressar verbalmente. É importante ressaltar que a oratória é um requisito básico para quem almeja o tão sonhado sucesso profissional.

O desenvolvimento da oratória possibilita um melhor aproveitamento das inúmeras situações organizacionais, sociais e profissionais quando a exposição pública se faz necessária. Saber falar em público não é bom apenas para a autoestima dos líderes, que melhora significativamente, mas também para o bolso de quem fala. É possível ganhar muito dinheiro fazendo palestras, apresentando eventos, cursos e treinamentos.

Chamo sua atenção para um setor em franco crescimento que garante trabalho, ou renda adicional, a milhares de pessoas de todas as profissões que viajam para dar palestras que podem pagar entre R$1,5 mil e bem mais que R$300 mil por um compromisso de cerca de uma hora de duração. É o que revela uma matéria veiculada recentemente no Jornal Folha de S. Paulo. Isso mesmo! Mais de R$300 mil por um discurso. Foi o que ganhou o ex-presidente Bill Clinton, em média, em suas palestras em 2011, quando recebeu um total de R$16,2 milhões por 54 discursos pagos, segundo uma análise da CNN baseada em documentos financeiros registrados pela secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton. E, embora seja difícil imaginar que Bill Clinton já tenha sofrido ansiedade diante da perspectiva de falar em público, isso ainda gera pelo menos alguma ansiedade para muitas pessoas de negócios.

O primeiro passo para conquistar a habilidade de falar em público é entender que a oratória pode ser desenvolvida e treinada. Com técnica e prática afirmo com muita segurança que qualquer pessoa consegue ter uma boa comunicação em público. Só que para isso é importante conhecer as atitudes dos grandes oradores.

Entenda que para se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo é necessário ser referência em uma determinada área. Procure se especializar. Quem se especializa é mais valorizado no mercado. Não queira ser bom em tudo. Você pode conhecer diversos assuntos, mas seja o melhor naquilo que você faz. Outra dica importante é ter conteúdo. Vivemos a era da informação. Vendemos informação. O que você sabe que a maioria não sabe? Técnica de oratória não substitui o preparo e a atualização constante. Quanto mais informação melhor. Os profissionais são convidados para falar quando possuem autoridade reconhecida em um determinado assunto.

Já preparei mais de 30 mil pessoas para falarem em público. Vejo que a maior dificuldade é justamente a falta de confiança na sua comunicação. São diversas as razões para o medo, a ansiedade e a inibição. Para muitos, a dificuldade vem desde a infância. Para outros, os obstáculos vêm de apresentações mal sucedidas. É possível mudar o paradigma da oratória. Comece a visualizar os benefícios da boa comunicação. Falar bem melhora a autoestima, abre novas possibilidades de negócios, aumenta os ganhos, melhora os relacionamentos e aproxima as pessoas. Saber falar em público é sim, um bom negócio!

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