Untitled Document
Amplie seu vocabulário e melhore sua comunicação
 

Foi divulgado no site de notícias G1, a seguinte informação: "Uma das sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgamento dos recursos dos condenados no processo do mensalão foi encerrada imediatamente após um impasse entre o presidente Joaquim Barbosa e o vice Ricardo Lewandowski.  Em meio a um debate sobre o recurso do ex-deputado Bispo Rodrigues, em relação ao qual os dois divergiram, Joaquim Barbosa acusou Lewandowski de fazer "chicana" (no jargão jurídico, uma manobra para dificultar o andamento de um processo). Lewandowski tinha sugerido interromper a discussão sobre o assunto para reiniciá-la na próxima semana, mas Barbosa foi contra."

Discussões e debates, à parte, observamos a força das palavras quando nos comunicamos. Joaquim Barbosa ao utilizar o termo "chicana" foi como se ele desse um duro golpe em Lewandowski, o qual ficou indignado com a resposta incisiva do nobre colega.

As palavras têm muito poder. Você pode educar ou traumatizar; construir ou destruir; ganhar ou perder. O estudo constante possibilita a ampliação do nosso vocabulário. Para falar bem é necessário conhecer novas palavras e seus significados para não correr o risco de obter resultados contrários aos que você deseja. O uso correto das palavras torna a sua comunicação mais eficiente, direta e assertiva. Ao usar a palavra "chicana", Joaquim Barbosa, foi capaz de retratar o sentimento de toda uma sociedade que assiste indignada, há mais de oito anos, a um processo vergonhoso que marcou negativamente a política brasileira. 

É sempre muito importante analisar as palavras e seus significados, a pertinência ou não, da sua utilização. A oratória exige um bom vocabulário. O hábito da leitura possibilita a ampliação do nosso entendimento, o descobrimento de novos significados e possibilidades. Tenha opções ao se comunicar. Conheça bem seus ouvintes, porque não adianta nada utilizar palavras que seus ouvintes não conseguirão entender. O professor Pasquale Cipro Neto nos deixa a seguinte reflexão: "Precisamos ser poliglotas em nossa própria língua."

Aprender a se comunicar com todas as pessoas, de diferentes níveis de preparo, é fundamental para o seu sucesso. O mais importante é se fazer entender. Não queira utilizar palavras que vão comprometer o resultado da sua comunicação. Quando estiver diante de um público que tenha mais dificuldade procure trazer sinônimos de fácil entendimento. Esteja atento ao nível de preparo dos seus ouvintes.

Novas palavras são importantes e enriquecem a comunicação.  Leia mais e amplie seu vocabulário. A sua oratória agradece!

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online