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As qualidade de um grande comunicador
 

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Equilíbrio emocional é a nossa capacidade de lidar com situações complicadas com consciência, calma e ponderação. As adversidades da vida são inevitáveis e diárias, a todo o tempo nos deparamos com algo que saiu do nosso controle ou que não aconteceu como deveria.

O equilíbrio emocional nos ajuda a identificar os problemas e a reagir de forma a encontrar soluções mais concretas. Porque todo mundo sabe: estresse e falta de controle emocional não resolvem problema nenhum, muito pelo contrário! Diferentemente do que possa parecer para algumas pessoas, não significa reprimir emoções, mas saber controlá-las. O desequilíbrio emocional pode arruinar a carreira, a vida, o relacionamento e a conduta moral. As pessoas com domínio emocional têm muito mais chances de vencer na vida, pois o equilíbrio das emoções garante saúde física e mental e paz de espírito, reafirma nossa personalidade, faz-nos pessoas muito mais dignas e distintas, tornando-nos aptos ao convívio social.

Após agredir, falar mal ou humilhar, não adianta pedir desculpas, perdão ou coisas do gênero, as mágoas continuam. Pense bem antes de verbalizar seus pensamentos e sentimentos, pois a palavra proferida não tem volta. Procure, ao máximo, entender os motivos que levaram a pessoa a fazer aquele comentário ou agir de tal maneira. Dê uma chance às diferenças. Viva as diferenças! Não queira agradar a todos. Elimine o bate-boca da sua vida, pois, na prática, ele não gera nenhum resultado efetivo a não ser uma consciência pesada no outro dia.

Dicas:

  • Pratique atividade física. Extravase suas emoções.
  • Seja mais tolerante com os erros alheios. As pessoas não são perfeitas. Você também não é.
  • Perdoe. Não guarde magoas.
  • Respire fundo e conte até 10. A raiva passa e a vida continua.
  • Seja um “amortecedor”. Tenha uma atitude diferente.
  • Aprenda a desconectar-se. Não vale a pena sofrer tanto.
  • Invista no seu autoconhecimento.
  • Desenvolva sua espiritualidade. A espiritualidade nos proporciona paz, serenidade e equilíbrio.

 

AUTENTICIDADE

Em meio a novos tempos, tem crescido a admiração pelas pessoas que agem de forma natural, que são autênticas, ou seja, sou assim e sou feliz. Não queira copiar os outros. Na oratória, originalidade e estilo são de muito valor. Segundo pesquisas, grande parte da população está insatisfeita com o relacionamento, com a aparência física, com a profissão. Quando criança, você sonhava ser o quê? Por que abriu mão dos seus sonhos e terminou por fazer o que não queria? Tem gente que vive em função da opinião dos outros. Muitos vivem só de aparência. Outros reclamam de tudo. Conhece gente assim? Reclamam do formato do nariz, da cintura, da barriga, da voz.

Não tenha a pretensão de agradar a todos. Olhe-se no espelho e veja um vitorioso por chegar aonde chegou. Tenha orgulho das suas conquistas. Aprenda com os erros. Você é uma exclusividade no planeta, uma joia rara de valor inestimável. Você não é obra do acaso. Ser autêntico é desfrutar das belezas e do poder de ser você mesmo.

 

MOTIVAÇÃO

Muitos oradores não conseguem prosperar, simplesmente por não entenderem o real sentido da comunicação, que é ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas. A oportunidade é sua. Invista em apresentações espetaculares. Seja o super-herói do seu ouvinte, um mega solucionador de problemas.

Todos nós gostamos de pessoas corajosas, determinadas e que possuem uma autoestima positiva e forte. Esteja disponível para ajudar. Não se acomode. Saia de perto de pessoas medíocres, que insistem em ficar na mesmice. Faça coisas diferentes. Aborde o seu ouvinte como nunca abordou. Faça o que a maioria não faz e obtenha resultados que a maioria não consegue ter.

Surpreenda as pessoas com seu profissionalismo, com sua agilidade e com sua dedicação. A motivação na oratória é fator decisivo para o seu sucesso. Ignore as notícias que não lhe convêm. Seja inteligente para identificar oportunidades. Não minta para o seu ouvinte. Não omita. Seja sincero. Fale aquilo de que você gosta e em que acredita. Orador que se empolga com sua mensagem consegue conquistar os ouvintes com mais facilidade.

A oratória depende de iniciativa própria. Não invista apenas em palavras. Melhore o seu tom de voz, fique atento aos seus gestos e postura, tenha uma comunicação convincente. Leia mais. Participe de treinamentos. Conheça muito bem o seu assunto, a sua empresa e, principalmente, o seu ouvinte. Sorria mais. O sorriso é comunicação universal. Não espere ser feliz para sorrir. Pense como um grande artista. Tenha um trabalho artístico. Só há espaço nesse mercado cada vez mais competitivo para os que amam o seu trabalho. Chegue mais cedo para se concentrar, tenha disciplina. Acredite! Você nasceu para a oratória!

Muitas vezes passará pela sua cabeça a vontade de desistir da caminhada, desistir da profissão. Mas peço a você que não abra mão do que você sonhou um dia. Na Bíblia, em Isaías, no capítulo 40, nos versículos 29 a 31 há uma mensagem que sempre me ajudou a seguir em frente e eu quero compartilhar com você: "Deus, dá animo ao cansado e recupera as forças do enfraquecido. Os que esperam no senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão". Deus, está ao seu lado. Creia!

Invista em sua carreira, leia mais, pratique exercícios físicos, durma bem, cuide da alimentação, diminua ou acabe de vez com o consumo de álcool, invista em qualidade de vida, passe mais tempo com a sua família, coloque seus planos e metas no papel, defina datas e prazos para realizar tudo o que você deseja e sinta nascendo dentro de você uma nova pessoa.

 

ORGANIZAÇÃO

A oratória exige organização pessoal, dedicação e profissionalismo. Uma pessoa organizada trabalha mais focada no que é importante, deixando detalhes para outros momentos.

A organização oferece inúmeros benéficos, entre eles: mais qualidade nas atividades realizadas, ideias mais bem estruturadas, melhores resultados e mais chance de sucesso, consciência do que faz e quando faz, sabendo a hora de começar e de terminar, mais tempo livre para atividades de lazer, passar mais tempo com a família, melhoria na qualidade de vida. Com as coisas organizadas, o impacto das mudanças que ocorrem serão muito menores e assim pode-se ter um melhor controle do que ocorre em sua vida.

DICAS:

  • Estabeleça horários para fazer determinadas atividades;
  • Separe um tempo para o descanso e o lazer;
  • Tire pelo menos um dia por semana para cuidar da organização pessoal;
  • Faça avaliações de tempos em tempos para verificar seus resultados;
  • Lembre-se de não deixar as coisas para depois, isso é procrastinação e vai lhe prejudicar;
  • Torne isso um hábito.

 

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