Untitled Document
Os bastidores da oratória
 

CONHEÇA O LOCAL COM ANTECEDÊNCIA

Quando encontramos um local preparado adequadamente para as nossas apresentações evitamos vários transtornos e preocupações de última hora. Sugiro que você conheça o local da sua apresentação com antecedência, analise os recursos disponíveis, teste os equipamentos e, se possível, tenha um técnico para auxiliá-lo.

Possivelmente você vai encontrar inúmeras situações desagradáveis nos locais das suas palestras, treinamentos, reuniões e aulas. Geralmente o sistema de som não funciona de forma eficiente, microfone com defeito, datashow sem qualidade, quadro branco ou lousa em péssimo estado de conservação, pincéis e apagadores danificados, flip chart sem folha.

Recomendo muita prudência. Seja cauteloso! Visite o local um dia antes, ou pelo menos, duas horas antes do começo das atividades. Essa orientação é importante porque, caso necessite solucionar algum problema ou irregularidade, você ainda terá algum tempo disponível.

É extremamente desagradável presenciarmos oradores que ficam se queixando da estrutura do local. Muitos reclamam do som, dos equipamentos, do calor etc. Se você consegue resolver o problema, resolva. Agora, se não depende apenas de você, o melhor a ser feito é fazer o seu trabalho com profissionalismo e dedicação, e numa próxima oportunidade escolher outro local.

Tudo deve ser verificado em seus mínimos detalhes para evitarmos, ao máximo, que algo possa sair errado e atrapalhar o evento.

Esse cuidado com o local é uma das atribuições dos oradores. Infelizmente, muitas pessoas fracassam devido à falta de envolvimento com sua apresentação. Entusiasmo, determinação e capricho devem fazer parte não apenas de algumas etapas da oratória, mas em todos os momentos.

Se você faz uso com frequência e utiliza, na maioria das vezes, os mesmos equipamentos, como microfones sem fio, datashow, sistema de som e computadores, principalmente se forem pequenos e leves, avalie a possibilidade de ter seus próprios equipamentos. Além de dominar com mais segurança os seus instrumentos de apoio, evitará o risco de receber dos organizadores do evento aparelhos defeituosos, ou sem condições apropriadas para funcionar.

TENHA SEMPRE POR PERTO UM PLANO “B”

Nunca confie totalmente em apenas um recurso. Se for utilizar o datashow e o computador, lembre-se de que esses equipamentos podem dar algum problema técnico. Se isso acontecer, esteja sempre preparado! Tenha por perto um pen drive, CD ou DVD com a sua apresentação. Indico ainda uma cópia dos seus arquivos na internet.

Outra sugestão é deixar os principais tópicos da sua apresentação em pequenas fichas. Caso seja necessário utilizá-las, segure-as em suas mãos, assim como os apresentadores de TV fazem. Não coloque nas fichas tudo o que você vai falar. Você deverá colocar apenas frases curtas ou palavras-chave. A explicação deverá ser feita com suas próprias palavras. Ter um plano “B” é fundamental, pois lhe proporcionará tranquilidade e segurança.

A QUANTIDADE DE PESSOAS

A quantidade de pessoas poderá influenciar o resultado da sua apresentação. Imagine a cena: você se preparou para falar para dez pessoas e quando abre a porta da sala tem mais de cinquenta! Isso o deixará inseguro e nervoso. Ou o contrário, você se preparou para falar para duzentas pessoas e chegando ao local tem apenas vinte. Você poderá ficar decepcionado.

Um flip chart que atenderia às necessidades de um pequeno público não seria adequado para uma grande plateia. Para auditórios maiores é indicado o uso do datashow. Será exigido ainda do orador gesticulação mais abrangente e volume da voz mais intenso. Pequenos grupos pedem uma comunicação mais informal e gestos moderados.

Sugiro que acompanhe bem de perto a organização do seu evento, palestra, treinamento ou reunião. Esteja atento ao número de participantes.

Devemos ao máximo evitar surpresas de última hora. Qualquer mudança exigirá um grande esforço de concentração a fim de se adaptar à nova realidade.

Muitas vezes precisei alterar a minha apresentação devido a quantidade de pessoas. Em algumas delas, recebi a informação de que teria um número maior de ouvintes do que o esperado, em outras, tinha menos pessoas do que o previsto. Esse tipo de mudança de plano é muito comum e você não deverá titubear caso necessite mudar os rumos da sua apresentação.

AS ÚLTIMAS OBERVAÇÕES

  • Ao chegar ao local, antes de começar a falar, o orador deve tomar alguns cuidados importantes para o sucesso da sua comunicação.
  • Confirme o nome correto e o cargo das pessoas que serão mencionadas ou que irão compor a mesa diretora.
  • Saiba quem vai falar antes e depois.
  • Pergunte se vai falar em pé ou sentado, ou se terá liberdade para escolher. Não existe uma regra. Você poderá falar em pé ou sentado, desde que não tenha um protocolo para ser seguido.
  • Veja se a tribuna está de acordo com a sua altura.
  • Esteja atento ao horário. Seja pontual.
  • Saia de casa ou do trabalho mais cedo. Imprevistos podem comprometer a sua pontualidade. Avalie o tempo gasto no transito, acidentes nas rodovias ou ainda possíveis atrasos nos voos. Se vai se apresentar em outra cidade sugiro viajar um dia antes. Caso viaje no mesmo dia saia com bastante antecedência.
  • Atrasos superiores há quinze minutos podem comprometer sua apresentação.
  • Seja criterioso em relação aos horários. Se está programado terminar às nove da noite, sugiro não extrapolar o horário acordado.
  • Quando o orador não respeita os horários de início e término da apresentação poderá deixar os ouvintes impacientes e hostis.

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online