Untitled Document
Tenha comprometimento
 

Você  se lembra da época em que era obrigado a fazer o “dever de casa”? 

Desde muito cedo, aprendemos a importância de se fazer, em casa, as tarefas escolares. Se, por algum motivo, não levássemos a tarefa pronta, provavelmente, teríamos um puxão de orelha, ficaríamos de castigo ou sofreríamos alguma outra penalidade. Os castigos, para quem não faz o seu “dever de casa”, existem até hoje. Só que isso não acontece apenas com as crianças. Muitos adultos sofrem as consequências de suas negligências. Quando o assunto é falar em público não é diferente.  

Esses dias, eu participei de uma reunião de condôminos e pude presenciar dois oradores obtendo resultados diferentes. Quando o primeiro representante, de uma determinada empresa, o qual era visível a sua falta de preparo, anunciou logo no começo da apresentação o valor dos seus serviços, foi como se ele tivesse acionado o “botão” da intolerância humana. O público começou a hostilizá-lo e, por mais que ele tentasse justificar-se, o público desejava vê-lo longe dali. Principais erros encontrados nessa situação: Falta de planejamento, não conquistou os ouvintes de maneira adequada e vestiu uma roupa que não combinava com a reunião. 

Nesse mesmo dia, após essa desastrosa apresentação veio um outro representante de uma determinada empresa. Era possível ver, nesse orador, que ele tinha feito o seu "dever de casa". Já chegou informando que conhecia o valor da taxa de condomínio informada na compra dos imóveis pelos corretores. Ele falou o que todos queriam ouvir foi atencioso e vestiu-se adequadamente para a ocasião. Ele falou do know-how da sua empresa e ofereceu seus serviços.  
O mais curioso, nesse caso, foi que o valor cobrado pelos serviços desse último representante não ficou muito longe do valor cobrado pelo representante anterior. 

O primeiro representante fracassou, enquanto o segundo obteve sucesso, por quê? Algumas lições da apresentação do segundo orador: Planejamento, foco nos ouvintes e empatia. Ele conquistou os ouvintes logo no começo informando as vantagens e benefícios do seus serviços. Demonstrou ainda segurança ao se dirigir a plateia e vestiu-se adequadamente de acordo com a situação.

Portanto, diversifique suas apresentações, fique atendo às características do público, esteja comprometido e não negligencie as etapas de uma apresentação. Fazendo o seu dever de casa, tudo ficará muito mais fácil.

Gostou das dicas? Faça o curso completo com o prof. Romero Machado. Faça agora a sua inscrição. Clique aqui.

Palestras exclusivas, emocionantes e transformadoras, disponíveis para empresas, universidades e eventos em geral. Leve o Curso de Oratória in Company para sua empresa. Um treinamento moderno, prático e completo para líderes e colaboradores. Romero Machado realiza também o Curso Personal Coaching - Treinamento Particular de Oratória. Sob medida para você. Entre em contato. Clique aqui!

www.RomeroMachado.com.br 
Todos os direitos reservados.

 
 
Romero Machado Oratória Siga-me
 
 
 
Romero Machado© 2014 - Todos os direitos autorais reservados
 
Este site foi desenvolvido pela: Zigg Online